Historia da Escola

Aspectos históricos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Anatilde Paes Barreto

Sítio Salvador Gomes de Baixo   Jacaraú – PB
A escola Anatilde Paes Barreto, situa-se na comunidade de Salvador Gomes de Baixo, antes Fazenda Salvador Gomes de propriedade do Sr. Antônio Paes Barreto, conhecido como “Tourinho”. A propriedade fazia fronteira com os sítios Timbó, Várzea, Itarama, Pitanguinha e Salvador Gomes de Cima.
A localidade era uma grande fazenda com diversas famílias de trabalhadores que necessitavam de uma escola para os filhos  dos  mesmos. Foi no ano de 1973 que funcionou a primeira sala de aula da fazenda, na casa da professora Ana Maria dos Anjos Silva, moradora da fazenda. No ano seguinte, 1974 deu-se início a construção do prédio da escola, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jacaraú, cujo prefeito constitucional era o Sr. Virgílio Ribeiro da Silva.
O nome da escola foi uma homenagem a filha do fazendeiro que havia falecido a pouco tempo, Anatilde Paes Barreto, pois o terreno havia sido doado pelo próprio Sr. Antônio. O prédio tinha apenas uma sala com uma varanda.
Após o falecimento do Sr. Antônio, seu filho Luís Paes Barreto, assumiu a propriedade, mas preferiu vendê-la para a Usina AGICAN e tendo assim a participação da prefeitura construiu mais uma sala de aula, uma cozinha e dois banheiros. A Usina se responsabilizou também pelos trabalhadores, mas esses não acreditaram na proposta feita pela mesma e preferiram receber pelos anos trabalhados e entrar como novos funcionários, a AGICAN não aceitou e os trabalhadores se organizaram procurando associações e sindicatos. Lutavam pelos direitos trabalhistas e conseguiram o direito a terra como pagamento pelo tempo de serviço, assim sendo, os trabalhadores tornaram-se proprietários das terras  onde moravam.
Assim surgiu a comunidade de Salvador Gomes de Baixo, onde seus moradores são em sua maioria trabalhadores rurais e aposentados, suas crianças estudam na escola que tem por função educar e levar o aluno a pensar criticamente. Tem como finalidade trabalhar conteúdos sistematizados, visando formar cidadãos críticos, humanizados, capazes de atuar na sociedade, contribuir no desenvolvimento das habilidades culturais, sociais, educativas e políticas dos indivíduos.